quinta-feira, 23 de maio de 2013

Educação Inclusiva

A educação  inclusiva vem estabelecer um compromisso no plano de ação educacional, para que nos dias atuais ela possa ultrapassar todas as barreiras da segregação, do preconceito e da falta de qualidade no sistema educacional , ela vem para que seja uma educação de qualidade para todos. Toda pratica inclusiva vai além das matrículas, o que vale mesmo é a forma como a escola recebe o aluno, pois quem tem que se preparar é ela e toda equipe educacional e não o aluno e para isso é preciso recriar novas práticas educativas tanto em sala de aula quanto na postura de rever novas politicas públicas.


A prática inclusiva trás novos conceitos para a sociedade onde ela seja capaz de se transformar num processo constante de dinamismo político e social fazendo com que realmente haja uma constante interação entre família, escola e a comunidade num todo. Para que haja realmente um proposta inclusiva, a escola em primeiro lugar tem que se posicionar para que haja práticas heterogêneas e inclusivas assumindo o papel  que o aluno seja incluso de fato na escola, onde essa possa levá-lo  a se envolver, compreender, participar e aprender e assim respeitar a individualidade e potencialidade de cada um.




Autora Roseli Ferreira de Sousa – Acesso em 09/05/2013

Um comentário:

  1. Alzira, realmente a Educação Inclusiva deve ter TODOS neste processo, porém muitos passos devem ser dados, desconstruindo, refletindo, reestruturando e revigorando os princípios de humanidade, os direitos e deveres com um olhar que mobilize a TODOS a fazer e a ser...

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