sábado, 7 de setembro de 2013

BoardMaker


 


 
.


 


Board significa "prancha" e maker significa "produtor". O Boardmaker é um programa de computador que foi desenvolvido especificamente para criação de pranchas de comunicação alternativa. Ele possui em si a biblioteca de símbolos PCS e várias ferramentas que permitem a construção de recursos de comunicação personalizados.

Com o software Boardmaker são confeccionados recursos de comunicação ou materiais educacionais que utilizam os símbolos gráficos e que serão posteriormente impressos e disponibilizados aos alunos.

O Boardmaker poderá ser associado a outro programa chamado de Speaking Dynamically Pro que significa "falar dinamicamente". Estes dois softwares em conjunto se tornaram uma importante ferramenta para construção pranchas de comunicação onde, a partir da seleção de um símbolo, acontece a emissão de voz pré-gravada ou sintetizada representativa da mensagem escolhida. Para comunicar-se com voz o usuário utilizará seu computador ou um vocalizador portátil.

O Speaking Dynamically Pro possui um série de ferramentas de programação fáceis de usar e que permitem a criação personalizada de atividades educacionais, recreativas e de comunicação.

Outra importante característica deste software é a acessibilidade. Um exemplo disso é que a seleção de teclas de mensagens ou de teclas para escrita poderá acontecer por meio de varredura e acionadores.

Os software Boardmaker e Boardmaker com Speaking Dynamically Pro são comercializados no Brasil pela Clik Tecnologia Assistiva, através do site www.clik.com.br
 
 
 
 Trabalhando com o calendário , dias da semana, mês, ano, datas importantes

 
 
Culinária



Livro didático
 
Espaço físico da escola

 
 
Atividades vida diária


Símbolos de comando

Trabalhando disciplina de ciências
 
Interpretação de texto
II
Trabalhando com receitas
Alguns símbolos usados com recursos do BoardMaker
 

2 comentários:

  1. Alzira,
    Utilizo as imagens do BoardMaker, para adaptar cantigas e organizar diferentes momentos da rotina escolar. Estou aprendendo a fazer adaptações em livros infantis. É um programa que auxila o professor em diferentes atividades.

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida este é um dos recursos de TA mais eficaz disponíveis na SRM,um equipamento capaz de proporcionar que a crianças com deficiência física possa se comunicar em casa todas as situações dentro do contexto escolar, talvez pequemos em não aproveitar ainda mais de um recurso tão moderno e eficaz.
    Parabéns pela pesquisa ficou bem completa.

    ResponderExcluir