quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Atividades Desenvolvidas no AEE




O jogo foi confeccionado com papel cartão branco medindo  20x 20 divididos em quatro quadrados de 5 cm cada , foi desenhado pétalas de flores para trabalhar quantidade e também foi usado tampas de garrafas pet com numerais de acordo com o nº  de pétalas que forem trabalhadas, essa atividade permite desenvolver o raciocínio lógico matemático , de inicio poderá ser trabalhadas quantas flores há em cada cartão e também fazer a soma com o total de pétalas de cada cartão apresentado e solicitar ao aluno que coloque a tampinha com o nº correspondente ao de pétalas.






  
Essa atividade foi trabalhada em comemoração ao dia das mães , sequilhos amanteigados, nessa atividade foram trabalhas várias disciplinas como língua portuguesa, matemática, ciências, os alunos foram ao supermercado comprar os ingredientes e nesse grupo tem um aluno com DI  ele participa de todas as atividades da sala , como ela já havia trabalhado com imagens dos ingredientes,   ela apresentou a ele duas imagens distintas uma do leite condensado e outra de amido de milho, ele conseguiu localizar dentro do supermercado o leite condensado  e disse que o amido começava com a inicial A  e o leite com L, esse tipo de atividade favorece ampliar o conhecimento tanto na confecção dos sequilhos quanto na hora de embalar , cada saquinho tinha que ter dez sequilhos , já trabalhando com dezenas, essa atividade dá para trabalhar durante uma semana finalizando com a elaboração da receita .







 Corrida dos carros: Confeccionada em papel paraná e durex colorido preto para separar as pistas divididas em 6 quadrados , no meio da pista fazer linhas pontilhadas coloridas com cola de cores vermelha, amarela, azul. verde , preta e laranja e confeccionar carrinhos com papelão nessas cores  e faz os dizeres  PARTIDA E CHEGADA, e também é feito um dado  cada lado com uma cor correspondente aos carros. O objetivo do jogo é trabalhar com regras  cada jogador escolhe a cor do carro que quer, e o amigo joga o dado,  na cor que cair o aluno anda uma casa de cada vez em que cair a sua cor ganha o jogo quem conseguir ir até a chegada., neste jogo podemos trabalhar companheirismo, respeitar a vez de cada um e principalmente atenção e limites,  já trabalhei com meu aluno e deu muito certo, ele era bastante ansioso e não tinha limites com esse jogo foi possível mostrar a ele que devemos sempre aguardar a nossa vez na hora do jogo e isso está ajudando bastante.







  
Esse jogo foi confeccionado com 6  caixas de leite cortadas ao meio e revestidas com camurça e também foram usadas palitos de sorvete com carinhas para trabalhar adição e subtração fazendo uso de materiais concretos, as contas são passadas na lousa  e os alunos sentam em duplas para um ajudar o outro em que apresenta dificuldades ou em adição e subtração , pois os alunos aprendem melhor com seus pares principalmente para superar suas dificuldades, os que não conseguem copiar da lousa usam o jogo como estratégia de aprendizagem.

5 comentários:

  1. Achei interessante você clocar jogo de percurso pois este faz com que o aluno adquira concentração e também eles aprendam a esperar sua vez.

    ResponderExcluir
  2. Adorei os seus jogos, na sala de recursos nos professores necessitamos muita criatividade para que o aluno avance, pena que nem todos os professores pensam igual e acham que somente através de livros que o conhecimento será adquirido.
    Parabéns.
    Suedia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei os jogos de adição e subtração e o das pétalas, muito bom. Os outros tb são ótimos.
    Parabéns!!!
    Ingrid

    ResponderExcluir
  4. Ingrid, achei muito positivo o fato do jogo das rosas ter sido confeccionado, em primeiro lugar. Não é um jogo pronto, mas sim algo que você e seus alunos fizeram, e acredito que este processo de criação faz toda a diferença para posteriormente serem trabalhados os conceitos matemáticos e as estratégias de resolução de problemas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Alzira
    Adorei suas ideias, principalmente a da flor (contar pétalas que criatividade). Seus trabalhos são ótimos. Parabéns.
    Neide

    ResponderExcluir