O
jogo foi confeccionado com papel cartão branco medindo 20x 20 divididos em quatro quadrados de 5 cm
cada , foi desenhado pétalas de flores para trabalhar quantidade e também foi
usado tampas de garrafas pet com numerais de acordo com o nº de pétalas que forem trabalhadas, essa
atividade permite desenvolver o raciocínio lógico matemático , de inicio poderá
ser trabalhadas quantas flores há em cada cartão e também fazer a soma com o
total de pétalas de cada cartão apresentado e solicitar ao aluno que coloque a
tampinha com o nº correspondente ao de pétalas.
Essa
atividade foi trabalhada em comemoração ao dia das mães , sequilhos
amanteigados, nessa atividade foram trabalhas várias disciplinas como língua
portuguesa, matemática, ciências, os alunos foram ao supermercado comprar os
ingredientes e nesse grupo tem um aluno com DI
ele participa de todas as atividades da sala , como ela já havia
trabalhado com imagens dos ingredientes,
ela apresentou a ele duas imagens distintas uma do leite condensado e
outra de amido de milho, ele conseguiu localizar dentro do supermercado o leite
condensado e disse que o amido começava
com a inicial A e o leite com L, esse
tipo de atividade favorece ampliar o conhecimento tanto na confecção dos sequilhos
quanto na hora de embalar , cada saquinho tinha que ter dez sequilhos , já
trabalhando com dezenas, essa atividade dá para trabalhar durante uma semana
finalizando com a elaboração da receita .
Esse
jogo foi confeccionado com 6 caixas de
leite cortadas ao meio e revestidas com camurça e também foram usadas palitos
de sorvete com carinhas para trabalhar adição e subtração fazendo uso de
materiais concretos, as contas são passadas na lousa e os alunos sentam em duplas para um ajudar o
outro em que apresenta dificuldades ou em adição e subtração , pois os alunos
aprendem melhor com seus pares principalmente para superar suas dificuldades,
os que não conseguem copiar da lousa usam o jogo como estratégia de
aprendizagem.
Achei interessante você clocar jogo de percurso pois este faz com que o aluno adquira concentração e também eles aprendam a esperar sua vez.
ResponderExcluirAdorei os seus jogos, na sala de recursos nos professores necessitamos muita criatividade para que o aluno avance, pena que nem todos os professores pensam igual e acham que somente através de livros que o conhecimento será adquirido.
ResponderExcluirParabéns.
Suedia.
Adorei os jogos de adição e subtração e o das pétalas, muito bom. Os outros tb são ótimos.
ResponderExcluirParabéns!!!
Ingrid
Ingrid, achei muito positivo o fato do jogo das rosas ter sido confeccionado, em primeiro lugar. Não é um jogo pronto, mas sim algo que você e seus alunos fizeram, e acredito que este processo de criação faz toda a diferença para posteriormente serem trabalhados os conceitos matemáticos e as estratégias de resolução de problemas. Parabéns!
ResponderExcluirAlzira
ResponderExcluirAdorei suas ideias, principalmente a da flor (contar pétalas que criatividade). Seus trabalhos são ótimos. Parabéns.
Neide