O modelo dos modelos (Ítalo
Calvino) e o AEE
A
educação inclusiva veio para mostrar que
toda a educação precisa de mudanças, pois não são os nossos alunos deficientes
que fazem cair a nota do IDEB e sim uma sociedade marginalizada que excluem
todos os que não estão dentro dos
padrões de normalidade e não seguem os modelos da perfeição.
Partindo do pressuposto de que o trabalho
realizado no Atendimento Educacional Especializado é saber de que a criança não
deve ser vista somente pela sua deficiência, e sim identificar as suas
potencialidades e partindo de acordo com
as suas necessidades.
Para desenvolver o trabalho do AEE é
necessário que o professor saiba que cada aluno é diferente do outro por isso
não devemos nos prender em modelos já prontos e inacabados e sim lapidá-los a
cada dia como se fossem joias a mostrar
o seu brilho.
Ítalo Calvino propõe em seu texto “O
modelos dos modelos” que inicialmente seu Palomar acreditava que por meio dos
modelos resolveria tudo, porém percebeu que precisaria de outros modelos e
partir deles realizar modificações que eram transformáveis, pois não há homogeneidade
entre os seres humanos, isto já caiu por terra pois não existem modelos padronizados.
O trabalho do AEE deve ser construído
por meio de cada estudo de caso realizado pelo professor da sala de AEE,
analisando os problemas que cercam esse aluno e á partir daí fazer seu plano de
acordo com a necessidade do aluno, com isso as ideias do autor tem grande
relação com o trabalho do AEE , o
professor ao analisar cada caso percebe que é preciso atender a real
necessidade do aluno pois cada caso é um caso.
No AEE o trabalho é enxergar a pessoa e não a sua deficiência, não se
pergunta o que ele sabe, busca-se oferecer ferramentas para novas descobertas e
assim vai-se ampliando o seu repertório de ideias, descobertas, habilidades e
procura junto com o outro superar os obstáculos e a proporcionar a sua própria
autonomia. Tanto Palomar quanto os professores do AEE sabem o quanto é grande a
sua luta diante de uma sociedade onde todos ainda estão em busca de perfeição e
não enxergam o diferente como uma pessoa
capaz de mostrar as suas potencialidades.
Para que a ações e fazer do Atendimento Educacional Especializado realmente se torne funcional, o professor deve levar em conta a prioridade do aluno ,que sua necessidade, porque alunos são pessoas e pessoas são seres humanos e cada um é um caso e portanto um jeito particular de aprender, , assim sendo os planos devem ser desenhados á partir do que funciona para cada pessoa e não por uso de modelos padronizados.
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